AUDIODESCRIÇÃO
A audiodescrição é um recurso de
acessibilidade que permite acesso de pessoas com deficiência visual, entre
outras, ao cinema, teatro, programas de TV, exposições, espetáculos de dança,
passeios turísticos, eventos acadêmicos et. Essa técnica usada para descrever
imagens, com a finalidade de proporcionar as pessoas com deficiência visual um
a melhor ou ampla compreensão do contexto que estão presenciando.
Ela é fundamental para inclusão
de milhões de pessoa ao lazer, à cultura e ao conhecimento.
Nesse sentido, entendemos que o
educador comprometido com a prática inclusiva, que respeita e valoriza seus
educandos e, consequentemente, suas características humanas, faz da ação
docente uma busca constante pela promoção das acessibilidades que diluirão as
possíveis barreiras limitantes ou impeditivas do pleno desenvolvimento de seu
aluno com deficiência. No sentido de promover aos educandos com
deficiência visual uma aprendizagem significativa
o professor deverá oferecer-lhes um fazer pedagógico diferenciado com o uso das
tecnologias assistivas.
De acordo com Bersch e Tonolli,
considera-se tecnologia assistiva:
“todo o arsenal de Recursos e
Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de
pessoas com deficiência e, consequentemente, promover Vida independente e
Inclusão”.
Em outras palavras, significa
dizer que, ao promover a utilização das tecnologias assistivas no contexto
social ou escolar, a partir do uso de tais tecnologias, a pessoa com
deficiência poderá executar tarefas, acessar informações, transitar pelos
ambientes etc.
Surge então, como tecnologia
assistiva a audiodescrição, que se constitui como um serviço especializado
capaz de promover a acessibilidade comunicacional de pessoas cegas e com baixa
visão, além de contribuir para o acesso à informação. Audiodescrição caminha
pela comunicação, assumindo o papel de transmissora de informações que,
inicialmente, estariam disponíveis apenas ao campo visual.
Audiodescrição de Turma da Mônica – Boas Maneiras- Sugestão
Pedagógica
O professor poderá trabalhar com
esse Vídeo a importância das regras e limites, escola e convivência para vida
em sociedade. De maneira
interdisciplinar com a componente curricular pluralidade cultural (cidadania,
diferenças e desigualdades); Ética (solidariedade, respeito mútuo); Podendo ser
explorado por etapas: Como sugestão: 1ª aula despertar o interesse dos alunos
pelo tema, explorando os conceitos de respeito e descumprimento de regras; 2ª aula:
trabalhar com os alunos a importância do “Sim” e do ” Não” nas relações
interpessoais e 3ª aula: construção de regras pelos alunos e professores na
escola a partir do debate em grupo; relacionar a história (vídeo) com a
realidade da turma; reconhecer a importância das regras estabelecidas para a
convivência no grupo; confecção dos combinados em cartazes fazendo com que os
alunos DV ditem as regras para serem escritas pelos demais alunos da turma.